<< Voltar

Os impactos da gamificação nos processos da empresa

VOCÊ JÁ APLICA A GAMIFICAÇÃO NA ROTINA DA SUA EQUIPE?
Que a gamificação é uma das maiores tendência em Segurança do Trabalho para 2024 você provavelmente já sabe. Ela pode ajudar a aumentar a motivação, o engajamento e as taxas de retenção. Ao transformar o aprendizado em uma experiência mais agradável, os colaboradores têm mais probabilidade de se engajar de maneira profunda com o conteúdo do treinamento e aplicar seus aprendizados no local de trabalho.

Sendo assim, que tal algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar a aplicar isso de maneira simples na rotina da sua equipe?!

1. Kahoot!

Kahoot! é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos que permite aos educadores criar quizzes interativos personalizados, e agora conta com uma IA integrada que permite a criação automática de quizzes a partir de um tema especifico. Os jogos podem ir desde quizzes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e até mesmo quebra-cabeça! O Kahoot é excelente para pequenas dinâmicas em tempo real, sejam elas presenciais e/ou online, promovendo a interação e até mesmo a diversão entre os participantes, visto que a plataforma instiga todos a querem um lugar no pódio final.

2. Classcraft

O Classcraft é uma ferramenta que converte qualquer tipo de conteúdo em uma aventura, sendo especialmente indicado para iniciativas de longo prazo, como, por exemplo, aprimorar a cultura de segurança. Nela, cada colaborador tem a oportunidade de criar e evoluir seu próprio personagem, progredindo de nível à medida que conclui tarefas, em uma dinâmica semelhante a um jogo de RPG. Essa abordagem não apenas intensifica a motivação, mas também impulsiona o engajamento ao longo de toda a jornada profissional.

3. Quizizz

O Quizizz destaca-se como uma plataforma versátil para aprendizagem, possibilitando a criação de quizzes interativos personalizados. Em contraste com o Kahoot, ele oferece a flexibilidade para que os colaboradores completem as atividades no seu próprio ritmo, eliminando a pressão do tempo de resposta para cada ação. Além disso, a plataforma proporciona feedback em tempo real aos participantes, enriquecendo a experiência educacional com um acompanhamento imediato e eficaz.

Gostou das dicas? Veja abaixo um exemplo de um quiz no Kahoot para você experimentar um pouco da gamificação voltada para a Segurança no Trabalho. Leia o QR Code abaixo e aproveite!